Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: DDJ 1000 SRT com estalos no som - Page: 1
Pessoal, bom dia.

Acompanho o forum a algum tempo, mas só criei uma conta hoje pois sempre tive vergonha por não ter a licença original do VDJ (mas graças a Deus, estarei realizando a compra em setembro), e como não achei nenhum tópico relatando problema igual ao meu, não tive saída.

Eu tenho uma DDJ RB, a qual utilizei por anos sem ter problemas com o audio. Recentemente adquiri uma DDJ 1000 SRT semi nova, em perfeito estado. Baixei os drivers tudo certinho, e funciona 100%. Mas o audio por vezes emite um estalo, um "pff" durante as músicas, e ouço inclusive no fone, não só no PA. Isso aconteceu com o meu som, e com o som de uma casa de festas. Troquei cabos, inclusive o USB, e persistiu. Testei com o Serato, e não houve nenhum problema, logo, não é problema na controladora.

Alguém sabe como me ajudar? Já mexi na latência, já desativei o Ultra Latency... tenho instalado o Asio4all (por conta da DDJ RB) e só agora escrevendo isso me passou pela cabeça que de repente desinstalando, pode resolver. Alguém teria uma luz para me dar?

Agradeço desde já, Deus abençoe a todos.
 

Posted Tue 30 Jul 24 @ 1:26 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
1) Garanta que seu computador tem hardware igual ou superior aos requisitos mínimos de sistema exigidos para rodar VirtualDJ.
2) Tente instalar uma versão original VirtualDJ pois pelo que me lembro, você consegue testar por 30 dias gratuitamente.
3) Garanta que seu computador está trabalhando em alto desempenho e conectado à rede elétrica, sem configurações pra economia de bateria. Temos dicas para remover estas configurações na seção de perguntas frequentes (procure por dicas para melhorar desempenho).
4) Observe também se você tem programas rodando simultaneamente VirtualDJ em segundo plano. Existem até mesmo alguns programas auxiliares pra impedir programas rodando em segundo plano quando você está rodando outros programas de alta exigência em computadores abaiuxo dos requisitos mínimos de sistema.

Caso permaneça o problema volte a postar.

Se você não usa ASIO4ALL nas configurações de áudio, talvez não seja necessário desinstalar.
 

Posted Wed 31 Jul 24 @ 2:00 am
Bom dia. Vamos lá:

1) Sim, meu notebook é suficiente para rodar inclusive os stems 2.0 (i7 10 geração, 16gb ram, video dedicado de 6gb).
2) Testei ontem a noite, o problema persiste.
3) Já testei de todas as formas: na bateria, na energia, conectado à internet, sem estar conectado, em alto desempenho, em desempenho equilibrado... nada mudou.
4) Nada que possa interferir, realmente. Tanto é que com a DDJ RB o som fica perfeito.

Ontem a noite fiquei cerca de 50 minutos usando Serato, não houve nenhum problema em nenhuma música. Porém, no Virtual DJ, sabe-se lá pq fica dando esses ruídos, pipocos, estalos.

EU havia feito algumas alterações nas configurações do VDJ para melhorar minha utilização com a DDJ RB, pode ser que alguma delas não esteja funcionando bem para a DDJ 1000, acho dificil, mas... vou fazer a reinstalação e testar por 30 min com o software original para ver se resolve.
 

Posted Wed 31 Jul 24 @ 1:21 pm
Acabei fazendo a postagem acima no login do meu amigo, para baixar o virtual completo e testar
 

Posted Wed 31 Jul 24 @ 1:23 pm
Speedy, nada feito.

Nem usando um Virtual DJ licenciado os problemas acabaram. Testei e continua na mesma.

Percebi que se eu selecionar WASAPI em vez de ASIO, o som fica normal. Mas não funciona corretamente, só ouço o deck 1. Eu realmente não sei mais o que fazer
 

Posted Wed 31 Jul 24 @ 2:29 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Comparar as exigências da RB com a SRT acho meio estranho, pois controladores diferentes tem demandas diferentes.

WASAPI são os drivers Microsoft, uma evolução dos antigos WDM. É uma solução alternativa e pode ser adotada se você não precisar de uma latência alta.

Mantenha nas configurações o soundcard da SRT e observe as configurações originais da SRT-1000 pois creio que basta você usar canais diferentes para que funcione certo. Para configuração Master/Headphones seria 2 canais pra cada saída (1&2 para Master e 3&4 para headphones)
Em geral o fato de não sair áudio dos dois decks é volume ou ganho. Observe se o programa não zerou sozinho o mixer ou ganho, mexa nas chaves e se vc ver uma “sombra” se movendo na tela no botão usado, gire até a posição pra “recuperar “ o controle do botão.Outro motivo de sair apenas um deck é a inversão destes canais, por exemplo se vc usar canais 3&4 no Master só ouvirá o outro deck se alterar o cue para deck 2.
 

Posted Wed 31 Jul 24 @ 4:09 pm
Tentei de todas as formas configurar para utilizar WASAPI, só escuto o canal 1. Não é no volume ou ganho, o VU na controladora sobe normal. Tudo me leva a crer que seja mesmo problema com o ASIO, de latência. Só que já coloquei a latência no máximo, e continuo ouvindo problemas, bem menos, mas ainda ouço. A noite com calma eu vou dedicar algumas horas a tentar solucionar isso.
 

Posted Wed 31 Jul 24 @ 6:56 pm
 

Posted Wed 31 Jul 24 @ 10:57 pm
Bom dia.
Speedy, não entra na minha cabeça 2 controladoras diferentes precisarem de recursos diferentes, uma vez que o notebook em uso atende bem (e com folga) os requisitos do sistema (Virtual DJ). Eu estou convicto de que o problema é na relação ASIO x latência. Ao aumentar a latência, os ruídos diminuíram de intensidade e intervalo. Só que, óbvio, se aumentar demais fica muito ruim de utilizar né.

BlueEyes, eu havia instalado o Asio4all faz tempo, já removi. E o problema aconteceu com e sem ele. E sim, tá tudo atualizado, drivers baixados corretamente, configurado corretamente no virtual.

Eu vou tentar quebrar a cabeça para achar uma forma de configurar tudo com WASAPI para ver se me atende bem. E sigo aceitando toda ajuda possível. Mas continuo indignado, isso não faz muito sentido.
 

Posted Thu 01 Aug 24 @ 1:53 pm
Acabei de ter um pensamento aqui:

Se eu fizer um teste, colocando a saída MASTER para a placa de audio do notebook (interna ou uma USB que tenho), e o headphone na DDJ1000SRT ASIO, vou conseguir perceber se os estalos/pops acontecem nos 2 (notebook e fone), ou só no fone, correto? Se for só no fone, fica claro que o problema é com o driver ASIO, seja por ajuste, seja por conflito, seja por qualquer outra coisa. Acham que seria um teste válido? Acham que existe a possibilidade do Virtual DJ estar "rejeitando" a DDJ1000SRT? Embora o próprio site afirma ser compatível. Será que pode ter sido a última atualização do win11? Pq não sei se sabe, mas essa DDJ1000SRT não funciona no rekordbox. Nem reconhece. Lembro de ter feito um único evento com ela e ter funcionado 100% (e olha que era um senhor PA, qualidade monstruosa, qualquer defeito no som eu teria percebido). Depois, em outros 2 eventos menores, percebi esses detalhes.

Outra coisa, se eu usar o LatencyMon com o DDJ1000SRT conectado, ele pode me apontar algum gargalo de latência apontando para o driver ASIO? Ou seria perda de tempo?
 

Posted Thu 01 Aug 24 @ 6:32 pm
A controladora possui duas portas USB. Já testou nas duas?
Já tentou instalar a controladora em portas USB diferentes? USB 2 e USB 3?
Você diz que testou trocando os cabos USB. Esses cabos são de alta Velocidade?
Já testou a controladora em outro computador?
 

Posted Fri 02 Aug 24 @ 12:20 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
@GIGPRODUÇÕES
Controladores diferentes = hardwares diferentes = demandas diferentes. Se fosse tudo igual com demandas iguais não tínhamos 15mil modelos no mercado.

Sobre os testes que propôs, simpelsmeente faça. Você não tem nada a perder testando alternativas de uso para melhorar a qualidade do som. Ao mudar a placa de som de saída, seja qual saída for e seja qual placa de som vc decidir usar que não seja a da controladora, você está desabilitando toda a parte de áudio da controladora e ela vira um "joystick de DJ" puro e simples, mas com um monte de luzinhas bacanas. Vale a pena testar outras placas sim mas como "plano B" porque sua controladora TEM QUE FUNCIONAR conforme foi concebida pra funcionar. Mas adianto que a tendência é que não hajam cliques. Sugiro também um teste com o sound setup avançado descrito no link https://www.virtualdj.com/manuals/hardware/pioneer/ddj1000srt/advancedaudio.html

Sobre compatibilidade, vale dizer que o SRT da controladora significa que foi concebida para Serato, por isso pode ser que a Pioneer tenha decidido que este modelo não tem compatibilidade para Rekordbok. Já a DDJ-1000 "pura" pode ser usada normalmente com Rekordbox. Ambos modelos realmente podem ser usados com VirtualDJ.

Acredito que não seja um problema generalizado, que acontece com toda as 100SRT, pois poderíamos ter outros usuários reclamando nos fóruns internacionais VirtualDJ caso fosse. Aliás, vc já buscou nestes fóruns se alguém teve prpobema similar ao seu?
 

Posted Fri 02 Aug 24 @ 1:37 am
@BLUEEYESDF
Sim, testei nas 3 portas USB que tenho disponíveis. Usei os 2 cabos originais que vieram nas controladoras que tenho, tanto na DDJ-1000SRT como da DDJ-RB. Não testei em outro notebook ainda, pretendo fazer nesse fds.

@SPEEDY53
Eu sei que desabilitando o audio da controladora ela perde totalmente o sentido de existir rs. Eu faria isso somente como um teste. Pq se com a controladora conectada e funcionando, o som pelos falantes do notebook saírem perfeitos e no headphone ligado na controladora sair ruim, vou saber que o problema realmente está na comunicação controladora x notebook.
Vi pessoas em outros foruns relatando problemas com drivers ASIO de outros fabricantes, não encontrei nenhum da DDJ-1000SRT. Até vi sim, mas eram outros problemas entre a controladora e o Windows (fone com delay, canais sem pré escuta, e demais bizarrices).

Ontem, tarde da noite eu fui ver sobre a parte de USB, do windows poder desligar para economizar energia. Notei que essas opções estavam marcadas, então desmarquei, mas não tive tempo para testar (vale mencionar que sempre esteve assim e não tive problemas com a controladora antiga, que tbm usa ASIO). De toda forma, vou fazer novos testes hj. Tenho ainda um outro cabo USB, vou testar tbm. E vou gastar tempo para configurar para trabalhar com WASAPI, como uma alternativa caso nada funcione.

Mas agradeço demais pela ajuda de vcs, eu retorno em breve para dizer se resolvi ou se meu martírio continua. Deus abençoe vcs.
 

Posted Fri 02 Aug 24 @ 2:46 pm
Pessoal, descobri a causa (aparentemente).

Fiquei cerca de 30 minutos tocando música com o notebook somente na bateria, fora da energia. Nenhum problema. Assim que conectei na tomada, começaram os problemas.

Alguém teria alguma ideia ou sugestão para tentar me ajudar?
 

Posted Sat 03 Aug 24 @ 1:48 pm
 

Posted Sat 03 Aug 24 @ 2:22 pm
Encontrei situação semelhante no forum italiano, o camarada resolveu reduzindo o desempenho do processador para 70%. Fui testando aqui, e pra mim ficou estável com o desempenho do processador em 95%.

É uma solução temporária, mas no momento é o que de melhor consigo fazer. Se alguém tiver alguma outra solução, aceito ajuda e sugestões. E obrigado pelo tempo e boa vontade de vcs.
 

Posted Sat 03 Aug 24 @ 2:58 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Ao usar somente bateria, você isolou o computador da rede elétrica e da fonte de alimentação; então ataque estas duas causas.
Confirme se a rede elétrica está corretamente aterrada e se apresenta variações (pode ser corrigido com um bom estabilizador).
Verifique possibilidade de uso de outra fonte de alimentação, atualmente vários computadores podem ser alimentados via USB-C o que elimina problemas com compatibilidade de conectores.
 

Posted Sun 04 Aug 24 @ 2:19 am
@SPEEDY53

Então... na 1ª semana de julho, toquei com esse notebook e controladora durante 3 horas num evento no Tijuca Tenis Clube, a rede toda é 220v. Não tive nenhum problema.
Na semana seguinte, toquei no Colinda Bar, onde comecei a perceber os problemas. Não me recordo se a rede era 110v ou 220v. Tbm não posso assegurar a qualidade/establidade da mesma.
Depois fiz os testes em casa, rede 110v, onde segui com os problemas. E hj de manhã eu percebi que algum cracudo fdp arrancou o fio de aterramento. Mas não sei te dizer se é esse o problema.

O que me intriga é: Isso acontece somente quando seleciono o driver asio. No wasapi é 100% (mas a controladora não funciona completamente). E aí, quando eu li no forum italiano do VDJ que um camarada lá (sabe-se lá pq) reduziu o desempenho máximo do processador para 70% e funcionou, eu comecei a achar que de repente pode ser algum problema no windows 11. Ou de alguma configuração de energia da Dell (tenho um Dell G3). Só sei que botei meu processador para trabalhar em até 95% e está funcionando perfeitamente. Como medida de emergência, é o que temos rs.

Agradeço a atenção e boa vontade de ajudar.
 

Posted Mon 05 Aug 24 @ 1:13 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Minhas dicas visavam atingir a condição ideal pra operar, espero que ajude a atingir.
 

Posted Tue 06 Aug 24 @ 12:53 am
Amanhã tenho evento, vou ver de fato como vai se comportar. Aí trago um feedback pra vcs, mas suas dicas foram todas importantes, 2 cabeças sempre pensam melhor que uma.
 

Posted Thu 08 Aug 24 @ 3:33 pm
95%